quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

E se de repente tudo ficasse escuro?


Nunca morri de amores pelas obras de José Saramago, mas ando com alguma curiosidade em ver a película "Ensaio sobre a Cegueira". Talvez porque ir ao cinema hoje em dia pode ser considerado um verdadeiro luxo, não me desloquei às salas para assistir ao filme. Mas a pulguinha atrás da orelha está desejosa de saltar e aguarda com grande expectativa...
Tudo isto vem também a propósito de um episódio que tive a honra de protagonizar, em pleno centro de Lisboa, ontem à tarde: um rapaz com o seus vinte e poucos anos, de bengala na mão, andava um pouco desnorteado e ao sentir a minha aproximação pediu-me ajuda.
"Boa tarde, pode indicar-me como posso passar a estrada para ir apanhar o metro?" - questionou o rapaz. "Boa tarde, venha comigo que eu também vou apanhar o metro e levo-o até lá" - respondi.
Encaixámos os braços e lá fomos, no percurso disse-me que ia apanhar o metro para Sete Rios e perguntou-me se eu também ia para aquela zona. Não, de facto não ia, eu até detesto andar de metro! Mas não comentei. Disse-lhe que ia para a Baixa-Chiado. Falámos do frio e da meteorologia e se eventualmente voltaria a nevar em Lisboa... E a minha "boa acção" terminava assim que o deixei mesmo à porta da carruagem do metro que ele pretendia apanhar. Agradeceu-me. E eu fiquei tranquila. Aquele rapaz tinha ficado sem visão há pouco tempo, tenho a certeza. Sei que perto da zona onde o encontrei funcionam as instalações da ACAPO e fiquei triste ao equacionar se ele teria vindo de lá e que ninguém o acompanhou no regresso a casa. Será uma forma de fazer com que se habitue ao estado em que está, a ganhar autonomia?
Esta foi mais uma lição. Queixamo-nos tanto e de tanta coisa e esquecemo-nos que existem pessoas assim... que nunca saberão o que é preto e o que é branco, mas que ainda assim conseguem viver e explorar a vida usando os outros sentidos.
Que um dia consigamos seguir o exemplo destas pessoas, para também nós nos tornarmos pessoas melhores!

2 comentários:

Rc disse...

Praticaste a tua boa acção para receberes as prendinhas no Natal, linda menina :oD
Mas uma coisa é certa, por vezes não valorizamos aquilo que temos, os nossos 5 sentidos a funcionar na sua perfeição. No meu caso 6 (tacto para topar gajos com segundas intenções), este aprofundei nos meus últimos meses de vida ...lol

crissy disse...

Este é o verdadeiro espirito de Natal que eu amo - criança ou não eu adoro o Natal e esta época em que toda a gente, por falsidade ou não aprende a dizer - gosto de ti! Tenho muita pena é que o provérbio - o natal é quando o homem quiser não seja verdade! Bem haja a quem ajuda sem protagonismos, sem interesses e até por vezes sem ser preciso pedir! Beijos aos dois!